Atividades referentes ao total de 10 aulas. 11 à 22 de Maio 2020
1 - Estratégias de leitura e
produção de texto
CADERNO DO ALUNO 3º ano
do Ensino Médio nº 1 Página 88 à 92
Leia o artigo de
opinião abaixo e, em seguida, responda às questões que seguem.
OS ADOLESCENTES E A
PERIGOSA DEPENDÊNCIA DO MUNDO VIRTUAL
Por Alessandra
Junqueira, João Mário Santana e William Ruotti
A internet tem se
tornado atualmente o objeto de dependência de muitos adolescentes, o que causa
preocupação a seus pais. Essa dependência tem tido como mola propulsora o fato
de oportunizar aos jovens a interação e, ao mesmo tempo, atraí-los pela
dinâmica das informações e pelo entretenimento como redes sociais, jogos,
vídeos, podcasts, dentre outros. O
ambiente virtual torna-se um caminho para que os adolescentes encontrem
contribuição à formação de sua identidade, o que pode ser considerado como mais
uma possível causa de sua dependência. Dessa forma, aspectos como número de
amigos, identificação com perfis, sentimento de pertencimento a algum grupo
contribuem para que esses jovens sintam cada vez mais necessidade do espaço
virtual. Para eles, é importante estarem conectados, pois nesse universo
tecnológico conseguem, mesmo que fantasiosamente, sentirem-se únicos. Estudos já comprovaram que o espaço virtual
permite experiências que, na vida real, seriam frustrantes para o adolescente,
como a aceitabilidade pelo grupo, os conhecimentos de interesse, o número de
amigos, a possibilidade de se ter companhia para jogar e interagir por meio dos
jogos, dentre outros aspectos. Assim, pode-se dizer que a internet serve como
uma fuga da realidade muitas vezes, e, conforme o nível da fuga, essa
dependência precisa de tratamento, principalmente, quando interfere diretamente
na qualidade de vida do adolescente. É
certo que a internet propicia inúmeros benefícios para a educação dos jovens
como sites de busca, páginas de outras escolas, blogs, fotoblogs e locais onde
pode encontrar vídeos, músicas, histórias e imagens; por outro lado, a
preocupação dos pais quanto à utilização da internet por seu filhos se dá, uma
vez que muitos adolescentes tomam atitudes que expõem ao perigo suas próprias
vidas, o que também é possível ocorrer por meio do espaço virtual. Diante desse
quadro, ressalta-se que, embora na fase da adolescência seja natural o jovem buscar
ouvir mais os amigos, o diálogo com a família faz com que ele enxergue questões
futuras e norteadoras para a sua segurança, como a conscientização pelo uso da
internet em tempo adequado, dentre outros aspectos. Para isso, muitos pais
também precisam entender como funciona o mundo virtual. Seria necessário um trabalho de
conscientização nas escolas, depoimentos de pessoas com conhecimento na área,
como forma de prevenir e auxiliar os familiares, os adolescentes e os
professores. A internet cresce em ritmo acelerado, o que tornará cada vez mais
necessário o cuidado ao utilizá-la.
Texto elaborado
especialmente para este material.
Questões:
a) Qual o provável
objetivo dos autores ao escrever o artigo?
b) Busque identificar a
questão polêmica subjacente.
c) Qual é a tese do
texto?
d) Identifique os
argumentos utilizados pelos autores para defender seu ponto de vista.
ANALISANDO A LÍNGUA
Atividade A – Estudamos
até aqui alguns elementos que fazem parte da estrutura do gênero artigo de
opinião. Dentre eles, questão polêmica, tese, argumentos. Vamos conhecer agora
o que são articuladores textuais, ou seja, palavras ou expressões que têm a
função de estabelecer as relações entre as partes do texto, promovendo a
conexão sequencial. As atividades a seguir têm como finalidade possibilitar que
você identifique esses articuladores, perceba suas funções e aprenda a
utilizá-los.
Coesão textual consiste
no uso correto das articulações gramaticais e conectivos, que permitem a
ligação harmoniosa entre as frases, orações, termos, períodos e parágrafos de
um texto. Ela é essencial para a construção de uma boa redação, pois permite o
sequenciamento das ideias de modo lógico, facilitando a leitura do texto.
Para compreender a
coesão textual, faça as atividades a seguir.
Leia o fragmento abaixo
e responda à questão: “A internet tem se tornado atualmente o objeto de
dependência de muitos adolescentes, o que causa preocupação a seus pais. Essa
dependência tem tido como mola propulsora o fato de oportunizar aos jovens
interação e, ao mesmo tempo, atraí-los pela dinâmica das informações e pelos
entretenimentos como redes sociais, jogos, vídeos, podcasts, dentre outros.”
Nesse trecho do
primeiro parágrafo do texto, o pronome destacado retoma a palavra
a) pais. b) jovens. c)
entretenimentos. d) jogos. e) vídeos.
Identifique, nos
trechos a seguir, uma ou mais palavras utilizadas para retomar os termos
destacados:
“O ambiente virtual
tornar-se um caminho para que os adolescentes encontrem contribuição à formação
de sua identidade, o que pode ser considerado como mais uma possível causa de
sua dependência. Dessa forma, aspectos como número de amigos, identificação com
perfis, sentimento de pertencimento a algum grupo contribuem para que esses
jovens sintam cada vez mais necessidade do espaço virtual. Para eles, é
importante estarem conectados, pois nesse universo tecnológico conseguem, mesmo
que fantasiosamente, sentirem-se únicos.”
“Estudos já comprovaram
que o espaço virtual permite experiências que, na vida real, seriam frustrantes
para o adolescente, como a aceitabilidade pelo grupo, os conhecimentos de
interesse, o número de amigos, a possibilidade de se ter companhia para jogar e
interagir por meio dos jogos, dentre outros aspectos.”
“Seria necessário um
trabalho de conscientização nas escolas, depoimentos de pessoas com
conhecimento na área, como forma de prevenir e auxiliar os familiares, os
adolescentes e os professores. A internet cresce em ritmo acelerado, o que
tornará cada vez mais necessário o cuidado ao utilizá-la.”
Operadores
argumentativos são estruturas linguísticas responsáveis pela ligação/coesão
entre as sentenças. Eles têm por função também ressaltar a força argumentativa
dos enunciados e seu sentido. Existem diversos tipos de operadores que
proporcionam diferentes sentidos aos textos.
Ampliando o
conhecimento sobre operadores argumentativos:
• Operadores que somam
argumentos: e, também, ainda, não só… mas também, além de, além disso, aliás,
ademais. • Operadores que indicam
conclusão: finalmente, por fim, concluindo, portanto, logo, enfim. • Operadores
que indicam explicação e/ou complementariedade: assim, desse modo, dessa forma.
• Operadores que indicam causa/explicação: porque, que, já que, pois, por causa
de… • Operadores que indicam
oposição/ideias contrárias: mas, porém, contudo, todavia, no entanto, embora,
ainda que, posto que, apesar de… •
Operadores que indicam uma relação de tempo: quando, assim que, logo que, no
momento em que… • Operadores que
indicam finalidade/objetivo: para, para que, a fim de…
Identifique, no segundo
e no terceiro parágrafo do texto “Os adolescentes e a perigosa dependência do
mundo virtual”, os operadores argumentativos e o que eles indicam. Escreva em
seu caderno.
PRODUZINDO O ARTIGO DE
OPINIÃO
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Texto 1 LEI Nº 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998
Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais
silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: Pena – detenção,
de três meses a um ano, e multa. Lei Nº 9.605. 12 fev. 1998. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/ L9605.htm>. Acesso em: 14
out. 2019.
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Texto 2 Por Alessandra
Junqueira “Brasil tem 30 milhões de animais abandonados”, “Cães são encontrados
em situação de maus-tratos no Bairro X”, “Denúncias de maus-tratos contra animais
crescem nos últimos anos”. Essas são notícias que encontramos constantemente ao
abrirmos um jornal ou ouvirmos os noticiários da TV. “No Brasil, todos os dias,
podemos observar animais abandonados na rua, lutando para conseguir comer
restos de algo ou tomar água em alguma poça. Por outro lado, há pessoas que
tentam minimizar o sofrimento desses animais, dando lhes comida e água, além de
um carinho, mas isso não possibilita acabarmos com o sofrimento desses animais
em nosso país. Está na hora de nós brasileiros lutarmos por esses bichinhos”.
ATIVIDADE AVALIATIVA
A partir da observação
da imagem e da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos
construídos ao longo de sua formação, redija um texto
dissertativo-argumentativo sobre o tema “O abandono e maus-tratos a animais no Brasil, uma questão pública”.
Enviar pelo e-mail: agnaldobastos@professor.educacao.sp.gov.br Assunto:
Nome do aluno e série / ano. Ou guardar e entregar na volta às aulas
presenciais.