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terça-feira, 19 de maio de 2020

ATIVIDADE 3 PORTUGUÊS


Atividades referentes ao total de 10 aulas. 11 à 22 de Maio 2020

1 - Estratégias de leitura e produção de texto

CADERNO DO ALUNO 3º ano do Ensino Médio nº 1  Página 88 à  92

Leia o artigo de opinião abaixo e, em seguida, responda às questões que seguem.
OS ADOLESCENTES E A PERIGOSA DEPENDÊNCIA DO MUNDO VIRTUAL
Por Alessandra Junqueira, João Mário Santana e William Ruotti

A internet tem se tornado atualmente o objeto de dependência de muitos adolescentes, o que causa preocupação a seus pais. Essa dependência tem tido como mola propulsora o fato de oportunizar aos jovens a interação e, ao mesmo tempo, atraí-los pela dinâmica das informações e pelo entretenimento como redes sociais, jogos, vídeos, podcasts, dentre outros.  O ambiente virtual torna-se um caminho para que os adolescentes encontrem contribuição à formação de sua identidade, o que pode ser considerado como mais uma possível causa de sua dependência. Dessa forma, aspectos como número de amigos, identificação com perfis, sentimento de pertencimento a algum grupo contribuem para que esses jovens sintam cada vez mais necessidade do espaço virtual. Para eles, é importante estarem conectados, pois nesse universo tecnológico conseguem, mesmo que fantasiosamente, sentirem-se únicos.  Estudos já comprovaram que o espaço virtual permite experiências que, na vida real, seriam frustrantes para o adolescente, como a aceitabilidade pelo grupo, os conhecimentos de interesse, o número de amigos, a possibilidade de se ter companhia para jogar e interagir por meio dos jogos, dentre outros aspectos. Assim, pode-se dizer que a internet serve como uma fuga da realidade muitas vezes, e, conforme o nível da fuga, essa dependência precisa de tratamento, principalmente, quando interfere diretamente na qualidade de vida do adolescente.  É certo que a internet propicia inúmeros benefícios para a educação dos jovens como sites de busca, páginas de outras escolas, blogs, fotoblogs e locais onde pode encontrar vídeos, músicas, histórias e imagens; por outro lado, a preocupação dos pais quanto à utilização da internet por seu filhos se dá, uma vez que muitos adolescentes tomam atitudes que expõem ao perigo suas próprias vidas, o que também é possível ocorrer por meio do espaço virtual. Diante desse quadro, ressalta-se que, embora na fase da adolescência seja natural o jovem buscar ouvir mais os amigos, o diálogo com a família faz com que ele enxergue questões futuras e norteadoras para a sua segurança, como a conscientização pelo uso da internet em tempo adequado, dentre outros aspectos. Para isso, muitos pais também precisam entender como funciona o mundo virtual.  Seria necessário um trabalho de conscientização nas escolas, depoimentos de pessoas com conhecimento na área, como forma de prevenir e auxiliar os familiares, os adolescentes e os professores. A internet cresce em ritmo acelerado, o que tornará cada vez mais necessário o cuidado ao utilizá-la.

Texto elaborado especialmente para este material.
Questões:
a) Qual o provável objetivo dos autores ao escrever o artigo?
b) Busque identificar a questão polêmica subjacente.
c) Qual é a tese do texto?
d) Identifique os argumentos utilizados pelos autores para defender seu ponto de vista.

ANALISANDO A LÍNGUA
Atividade A – Estudamos até aqui alguns elementos que fazem parte da estrutura do gênero artigo de opinião. Dentre eles, questão polêmica, tese, argumentos. Vamos conhecer agora o que são articuladores textuais, ou seja, palavras ou expressões que têm a função de estabelecer as relações entre as partes do texto, promovendo a conexão sequencial. As atividades a seguir têm como finalidade possibilitar que você identifique esses articuladores, perceba suas funções e aprenda a utilizá-los.
Coesão textual consiste no uso correto das articulações gramaticais e conectivos, que permitem a ligação harmoniosa entre as frases, orações, termos, períodos e parágrafos de um texto. Ela é essencial para a construção de uma boa redação, pois permite o sequenciamento das ideias de modo lógico, facilitando a leitura do texto.

Para compreender a coesão textual, faça as atividades a seguir.

Leia o fragmento abaixo e responda à questão: “A internet tem se tornado atualmente o objeto de dependência de muitos adolescentes, o que causa preocupação a seus pais. Essa dependência tem tido como mola propulsora o fato de oportunizar aos jovens interação e, ao mesmo tempo, atraí-los pela dinâmica das informações e pelos entretenimentos como redes sociais, jogos, vídeos, podcasts, dentre outros.”

Nesse trecho do primeiro parágrafo do texto, o pronome destacado retoma a palavra
a) pais. b) jovens. c) entretenimentos. d) jogos. e) vídeos. 
Identifique, nos trechos a seguir, uma ou mais palavras utilizadas para retomar os termos destacados:
“O ambiente virtual tornar-se um caminho para que os adolescentes encontrem contribuição à formação de sua identidade, o que pode ser considerado como mais uma possível causa de sua dependência. Dessa forma, aspectos como número de amigos, identificação com perfis, sentimento de pertencimento a algum grupo contribuem para que esses jovens sintam cada vez mais necessidade do espaço virtual. Para eles, é importante estarem conectados, pois nesse universo tecnológico conseguem, mesmo que fantasiosamente, sentirem-se únicos.”
“Estudos já comprovaram que o espaço virtual permite experiências que, na vida real, seriam frustrantes para o adolescente, como a aceitabilidade pelo grupo, os conhecimentos de interesse, o número de amigos, a possibilidade de se ter companhia para jogar e interagir por meio dos jogos, dentre outros aspectos.”
“Seria necessário um trabalho de conscientização nas escolas, depoimentos de pessoas com conhecimento na área, como forma de prevenir e auxiliar os familiares, os adolescentes e os professores. A internet cresce em ritmo acelerado, o que tornará cada vez mais necessário o cuidado ao utilizá-la.” 
Operadores argumentativos são estruturas linguísticas responsáveis pela ligação/coesão entre as sentenças. Eles têm por função também ressaltar a força argumentativa dos enunciados e seu sentido. Existem diversos tipos de operadores que proporcionam diferentes sentidos aos textos.
Ampliando o conhecimento sobre operadores argumentativos:
• Operadores que somam argumentos: e, também, ainda, não só… mas também, além de, além disso, aliás, ademais.  • Operadores que indicam conclusão: finalmente, por fim, concluindo, portanto, logo, enfim. • Operadores que indicam explicação e/ou complementariedade: assim, desse modo, dessa forma. • Operadores que indicam causa/explicação: porque, que, já que, pois, por causa de…  • Operadores que indicam oposição/ideias contrárias: mas, porém, contudo, todavia, no entanto, embora, ainda que, posto que, apesar de…  • Operadores que indicam uma relação de tempo: quando, assim que, logo que, no momento em que…   • Operadores que indicam finalidade/objetivo: para, para que, a fim de… 

Identifique, no segundo e no terceiro parágrafo do texto “Os adolescentes e a perigosa dependência do mundo virtual”, os operadores argumentativos e o que eles indicam. Escreva em seu caderno.
PRODUZINDO O ARTIGO DE OPINIÃO

Texto 1  LEI Nº 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998 Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa. Lei Nº 9.605. 12 fev. 1998. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/ L9605.htm>. Acesso em: 14 out. 2019.

Texto 2 Por Alessandra Junqueira “Brasil tem 30 milhões de animais abandonados”, “Cães são encontrados em situação de maus-tratos no Bairro X”, “Denúncias de maus-tratos contra animais crescem nos últimos anos”. Essas são notícias que encontramos constantemente ao abrirmos um jornal ou ouvirmos os noticiários da TV. “No Brasil, todos os dias, podemos observar animais abandonados na rua, lutando para conseguir comer restos de algo ou tomar água em alguma poça. Por outro lado, há pessoas que tentam minimizar o sofrimento desses animais, dando lhes comida e água, além de um carinho, mas isso não possibilita acabarmos com o sofrimento desses animais em nosso país. Está na hora de nós brasileiros lutarmos por esses bichinhos”.

ATIVIDADE AVALIATIVA

A partir da observação da imagem e da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “O abandono e maus-tratos a animais no Brasil, uma questão pública”.

Enviar pelo e-mail: agnaldobastos@professor.educacao.sp.gov.br   Assunto: Nome do aluno e série / ano. Ou guardar e entregar na volta às aulas presenciais.