Atividades

Seja bem-vindo! Hoje é

sábado, 3 de outubro de 2020

Cronograma

Atividade de Leitura (áudio visual), Interpretação e Escrita (produção textual) para ser 

realizada no período de 14 de Setembro a 26 de outubro. Referente a 10 horas aulas. 

Responder conforme instruções abaixo, após a atividade.


ATIVIDADE   1 – referente ao 3ª Bimestre 

Ler as páginas 147 a 160 do Caderno do Aluno nº 3 (3º bimestre).

Após a leitura troque informações com os colegas utilizando as redes sociais e / ou aplicativos de sua escolha (online). Essa Etapa da aula servirá como apoio e referência na atividade sugerida.

Minhas escolhas, meu futuro”

VOCÊ COSTUMA REFLETIR SOBRE A SUA VIDA?

VOCÊ COSTUMA PENSAR NAS SUAS ESCOLHAS?

Avaliar e reavaliar a nossa vida é importante, principalmente para resgatarmos a nossa essência e autenticidade, tão obscurecida pelo excesso de números, porcentagens e tendências econômicas. Pelo apelo acelerado, sofisticado e repetitivo da sociedade ao consumo.

Calma! Você não vai ser mais um excluído se escolher um caminho de vida diferente da maioria! Lógico que nossas escolhas têm consequências, mas o não escolher, não olhar para os nossos sonhos e desejos também tem. Temos que respeitar ao outro, ter uma postura ética na sociedade e, também, conosco mesmos. Não é à toa que tantas pessoas ficam cada vez mais deprimidas. Um dos motivos é o desrespeito consigo mesmas, o excesso de cobranças e expectativas - que vão além dos limites pessoais -, o esquecimento de seus próprios sonhos e das suas singularidades...

Nas aulas / atividades anteriores você já falou sobre as suas possíveis Escolhas Profissionais, agora  Para entregar:

1 – Escreva uma História (conforme as sugestões no caderno do aluno) da sua vida e como ou quais motivos que o (a) levou escolher essas profissões;

2 – Faço um “Relato” das atividades que você está desenvolvendo durante esse período (pandemia) fora da escola para continuar os seus objetivos de Projeto de Vida.

 

Observação

Atividades TEM QUE SER publicada (obrigatoriamente) no CLASSROON (e-mail institucional). Códigos de acesso ao Classroon

3º ano A = Código da turma oei4xgg oei4xgq

3º ano B = Código da turma ti545th

Se quiser enviar também pelo e-maill:  agnaldobastos@professor.educacao.sp.gov.br Assunto: Nome do aluno e série / ano.


Atividade 4 – 3º Bimestre

Cronograma
Atividade para ser realizada no período de 28 de setembro a 16 de outubro – referente a 15 horas aulas. Responder e postar conforme instruções abaixo, após a atividade.
 

 Atividade 4 – 3º Bimestre Página 104 a 107 (Caderno 3 do aluno - deixe no seu caderno) e faça a atividade para entregar conforme instruções abaixo.

ATIVIDADE 4 – RESENHA CRÍTICA

A Terceira Fase (Pós-1945)

Nesta terceira fase, presencia-se a rejeição da geração de 22 na poesia. Surge o Concretismo, a Poesia-Práxis, o Poema-Processo, o Poema-Social, a Poesia Marginal e os músicos-poeta. Na prosa, a exploração do psicológico e dos conflitos entre o homem e a modernidade, a busca da universalização e de uma literatura engajada e o mergulho no realismo fantástico e no romance de reportagem passam a ser o foco. A crônica, o conto, a prosa autobiográfica e o teatro ganham força.

(Revisão) Produto das transformações sofridas pelo Brasil nas duas primeiras décadas do século 20, o período modernista brasileiro começou com a Semana de Arte Moderna de 1922. Ele evolui em três gerações, marcadas pela busca de inovações capazes de amadurecer a literatura nacional.

Primeira geração (1922-1930): tida como iconoclasta, caracterizou-se pela negação do passado, pelo caráter destrutivo de suas propostas, pelo nacionalismo e pela valorização do cotidiano como matéria prima da Literatura. A redescoberta da realidade brasileira e do coloquialismo também marcam sua produção.

Segunda geração (1930-1945): fase de consolidação do Modernismo no Brasil. Os autores apresentam preocupação acentuada com a análise do ser humano e suas angústias – reflexo da sociedade em crise, na qual é essencial indagar o sentido da existência.

Com o que ficar atento?

O momento em que surge a terceira geração modernista no Brasil, é o período menos conturbado em relação às outras duas gerações. É a fase de redemocratização do país, visto que em 1945 termina o Estado Novo (1937-1945) que fora implementado pela ditadura de Getúlio Vargas. Uma nova Constituição, a de 1946, estabelecia pactos sociais novos, tidos como modernizantes e mais justos para o país. Em nível mundial, o ano de 1945 é também o fim da segunda guerra mundial e do sistema totalitário do Nazismo. Entretanto, tem início a Guerra Fria (Estados Unidos e União Soviética) e a Corrida Armamentista.

As transformações significativas pelas quais passaram a sociedade brasileira – especialmente nas décadas de 60 e 70 – criaram o conceito de pós-Modernismo e fizeram emergir tendências literárias como o Concretismo, a Poesia Práxis.

Além disso, observa-se que, ao revolucionar as artes, a literatura, a música e a arquitetura no Brasil, o Modernismo inspirou e possibilitou o surgimento de movimentos posteriores, como o Cinema Novo, o Tropicalismo e o Teatro de arena

 

Material Consultado / de referência – Sugestão de Sites que falam sobre 3ª Geração Modernista da Literatura Brasileira. Acesso em 26/09/2020. Disponível em:

 

https://www.todamateria.com.br/terceira-geracao-modernista/

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/modernismo-no-brasil---a-3-geracao-critica-social-e-metalinguagem.htm

https://brasilescola.uol.com.br/literatura/a-literatura-contemporaneageracao-45.htm

https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/modernismo-resumo-autores-dicas-e-questao-comentada/

 

Atividades para entregar: INDIVIDUAL

 ATVIDADE – Entregar página 106 (os 2 exercícios)

Exercícios 6 (Planejando a escrita da resenha) letras A, B, C;

Exercício 7 (Revisão e reescrita) Letra A

 

Observação

Atividades TEM QUE SER publicada (obrigatoriamente) no CLASSROON (e-mail institucional). Códigos de acesso ao Classroon

3º ano A = Código da turma kj4eyqs   3º ano B = Código da turma marxeuf

 

Se quiser enviar também pelo e-maill:  agnaldobastos@prof.educacao.sp.gov.br Assunto: Nome do aluno e série / ano