Atividades

Seja bem-vindo! Hoje é

segunda-feira, 15 de junho de 2020

Atividade 4 Português

Atividade 4  Pagina 103 a 104  (Caderno 2 do aluno)



           Atividade para ser realizada no período de 08 a 22 de Junho – referente a 10 horas aulas. 
           Responder e postar conforme instruções abaixo, após a atividade.

Cronograma






I - O MODERNISMO E O MOVIMENTO MODERNISTA

1. Leitura Inicial                 Lundu do escritor difícil                      Mário de Andrade
Eu sou um escritor difícil
Que a muita gente enquizila1,
Porém essa culpa é fácil
De se acabar duma vez:
É só tirar a cortina
Que entra luz nesta escurez2.

Cortina de brim caipora,
Com teia caranguejeira
E enfeite ruim de caipira,
Fale fala brasileira
Que você enxerga bonito
Tanta luz nesta capoeira
Tal-e-qual numa gupiara3.

Misturo tudo num saco,
Mas gaúcho maranhense
Que para no Mato Grosso,
Bate este angu de caroço
Ver sopa de caruru4;
A vida é mesmo um buraco,
Bobo é quem não é tatu!
Eu sou um escritor difícil,
Porém culpa de quem é!...
Todo difícil é fácil,
Abasta a gente saber.
Bagé, pixé, chué, ôh “xavié”
De tão fácil virou fóssil,
O difícil é aprender!

Virtude de urubutinga5
De enxergar tudo de longe!
Não carece vestir tanga
Pra penetrar meu caçanje6!
Você sabe o francês “singe7”
Mas não sabe o que é guariba8?
– Pois é macaco, seu mano,
Que só sabe o que é da estranja9.


ANDRADE, Mário de. Lundu do escritor difícil. In: Revista de Antropofagia, São Paulo, Ano I, nº 7, p. 3, nov. 1928. Disponível em:https://digital.bbm.usp.br/bitstream/bbm/7064/1/45000033273.pdf. Acesso em: 10 dez. 2019.

Vocabulário
1 Enquizila – incomoda, importuna.
2 Escurez – escuridão, ausência de luz.
3 Gupiara – depósito de cascalho em regiões elevadas.
4 Caruru – tipo de planta utilizado na culinária.
5 Urubutinga – grande urubu de cabeça e pescoço nu.
6 Caçanje – pejorativamente, o português falado ou escrito errado.
7 Singe – palavra da língua francesa para macaco, primata.
8 Guariba – bugio, nome comum que se dá no Brasil a todas as espécies de primatas.
9 Estranja – conjunto de países estrangeiros.

2. O poema de Mário de Andrade apresenta uma reflexão sobre a criação de uma expressão literária brasileira, envolvendo questões que passam pela busca e imitação de modelos estrangeiros, pelo desconhecimento da língua portuguesa utilizada no Brasil e pela construção da identidade nacional. Releia o texto e responda (não é para enviar – responder só no caderno de apoio):
a) Qual o significado da palavra “lundu”. Qual o efeito de sentido que o termo possibilita ao poema?
b) No primeiro verso, o eu lírico se coloca na posição de um escritor que incomoda “muita gente”. A partir do que é apresentado nas demais estrofes, por que isso acontece?
c) Explique o motivo da palavra “xavié” vir entre aspas e as palavras bagé, pixé e chué não?
d) Qual o tema principal tratado por Mário de Andrade? O que o poeta critica em seu poema?
e) No poema, há uma alteração estrutural no que se refere ao uso da:
( ) métrica   ( ) rima    ( ) linguagem de dicionário     ( ) linearidade do discurso
Sabendo se tratar de um poema modernista, cujas características são a desconstrução e a subversão da sintaxe, descreva as impressões que o texto despertou em você.

II – O MOVIMENTO MODERNISTA: DAS INFLUÊNCIAS À SUA CIRCULAÇÃO SOCIAL
O texto de Mário de Andrade, “Lundu do escritor difícil”, foi publicado na Revista de Antropofagia, em 1928. A divulgação das ideias modernistas acontecia por intermédio de temas ligados às artes, à literatura, à filosofia e às ciências humanas. Seu conteúdo não continha apenas textos sobre a arte moderna, mas também poemas, trechos de eventos, contos, romances, propagandas etc. Autores como Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Menotti del Picchia, Graça Aranha, Carlos Drummond de Andrade, entre outros, são alguns expoentes desse movimento literário.

Atividade para entregar: Pesquisar as questões e faça um Resumo com suas palavras.
a) No que consistiu o período chamado Belle Époque, entre o final do século XIX e início do século XX, na Europa?
b) O que foi a Semana de Arte Moderna ocorrida entre 11 e 18 de fevereiro de 1922 – São Paulo? O que ela representou considerando a busca por uma identidade nacional da época?
c) O que foi o Movimento Antropofágico e a Revista da Antropofagia.

Observação
Atividades TEM QUE SER publicada (obrigatoriamente) no CLASSROON (e-mail institucional). Códigos de acesso ao Classroon
3º ano A = Código da turma kj4eyqs   3º ano B = Código da turma marxeuf

Se quiser enviar também pelo e-maill:  agnaldobastos@professor.educacao.sp.gov.br Assunto: Nome do aluno e série / ano.