Atividade 4 – Pagina 103 a 104 (Caderno 2 do aluno)
Atividade
para ser realizada no período de 08 a 22 de Junho – referente a 10 horas
aulas.
Responder e postar conforme instruções abaixo, após a atividade.
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Cronograma
I
- O MODERNISMO E O MOVIMENTO MODERNISTA
1.
Leitura Inicial Lundu do
escritor difícil Mário de Andrade
Eu
sou um escritor difícil
Que
a muita gente enquizila1,
Porém
essa culpa é fácil
De
se acabar duma vez:
É
só tirar a cortina
Que
entra luz nesta escurez2.
Cortina
de brim caipora,
Com
teia caranguejeira
E
enfeite ruim de caipira,
Fale
fala brasileira
Que
você enxerga bonito
Tanta
luz nesta capoeira
Tal-e-qual
numa gupiara3.
Misturo
tudo num saco,
Mas
gaúcho maranhense
Que
para no Mato Grosso,
Bate
este angu de caroço
Ver
sopa de caruru4;
A
vida é mesmo um buraco,
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Bobo
é quem não é tatu!
Eu
sou um escritor difícil,
Porém
culpa de quem é!...
Todo
difícil é fácil,
Abasta
a gente saber.
Bagé,
pixé, chué, ôh “xavié”
De
tão fácil virou fóssil,
O
difícil é aprender!
Virtude
de urubutinga5
De
enxergar tudo de longe!
Não
carece vestir tanga
Pra
penetrar meu caçanje6!
Você
sabe o francês “singe7”
Mas
não sabe o que é guariba8?
–
Pois é macaco, seu mano,
Que
só sabe o que é da estranja9.
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ANDRADE,
Mário de. Lundu do escritor difícil.
In: Revista de Antropofagia, São Paulo, Ano I, nº 7, p. 3, nov. 1928.
Disponível em:https://digital.bbm.usp.br/bitstream/bbm/7064/1/45000033273.pdf.
Acesso em: 10 dez. 2019.
Vocabulário
1
Enquizila – incomoda, importuna.
2
Escurez – escuridão, ausência de luz.
3
Gupiara – depósito de cascalho em regiões elevadas.
4
Caruru – tipo de planta utilizado na culinária.
5
Urubutinga – grande urubu de cabeça e pescoço nu.
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6
Caçanje – pejorativamente, o português falado ou escrito errado.
7
Singe – palavra da língua francesa para macaco, primata.
8
Guariba – bugio, nome comum que se dá no Brasil a todas as espécies de primatas.
9
Estranja – conjunto de países estrangeiros.
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2.
O poema de Mário de Andrade apresenta uma reflexão sobre a criação de uma
expressão literária brasileira, envolvendo questões que passam pela busca e
imitação de modelos estrangeiros, pelo desconhecimento da língua portuguesa
utilizada no Brasil e pela construção da identidade nacional. Releia o texto e
responda (não é para enviar – responder só no caderno de apoio):
a)
Qual o significado da palavra “lundu”. Qual o efeito de sentido que o termo
possibilita ao poema?
b)
No primeiro verso, o eu lírico se coloca na posição de um escritor que incomoda
“muita gente”. A partir do que é apresentado nas demais estrofes, por que isso
acontece?
c)
Explique o motivo da palavra “xavié” vir entre aspas e as palavras bagé, pixé e
chué não?
d)
Qual o tema principal tratado por Mário de Andrade? O que o poeta critica em
seu poema?
e)
No poema, há uma alteração estrutural no que se refere ao uso da:
(
) métrica ( ) rima ( ) linguagem de dicionário ( ) linearidade do discurso
Sabendo
se tratar de um poema modernista, cujas características são a desconstrução e a
subversão da sintaxe, descreva as impressões que o texto despertou em você.
II
– O MOVIMENTO MODERNISTA: DAS INFLUÊNCIAS À SUA CIRCULAÇÃO SOCIAL
O
texto de Mário de Andrade, “Lundu do escritor difícil”, foi publicado na
Revista de Antropofagia, em 1928. A divulgação das ideias modernistas acontecia
por intermédio de temas ligados às artes, à literatura, à filosofia e às ciências
humanas. Seu conteúdo não continha apenas textos sobre a arte moderna, mas
também poemas, trechos de eventos, contos, romances, propagandas etc. Autores
como Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Menotti del Picchia, Graça Aranha,
Carlos Drummond de Andrade, entre outros, são alguns expoentes desse movimento
literário.
Atividade
para entregar: Pesquisar as questões e faça um Resumo com suas palavras.
a)
No que consistiu o período chamado Belle Époque, entre o final do século XIX e
início do século XX, na Europa?
b)
O que foi a Semana de Arte Moderna ocorrida entre 11 e 18 de fevereiro de 1922 –
São Paulo? O que ela representou considerando a busca por uma identidade
nacional da época?
c)
O que foi o Movimento Antropofágico e a Revista da Antropofagia.
Observação
Atividades TEM QUE
SER publicada (obrigatoriamente) no CLASSROON (e-mail institucional). Códigos de
acesso ao Classroon
3º ano A = Código
da turma kj4eyqs 3º ano B = Código da
turma marxeuf
Se quiser enviar
também pelo e-maill: agnaldobastos@professor.educacao.sp.gov.br
Assunto: Nome do aluno e série / ano.