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terça-feira, 17 de novembro de 2020

2ª Atividade - 4º Bimestre

                    CRONOGRAMA                

Atividade para ser realizada no período de 16 de novembro a 10 de dezembro – referente a 20 horas

 aulas. Responder e postar conforme instruções abaixo, após a atividade.

 

Atividade 2 – 4º Bimestre

Movimentos literários no Enem

A literatura é uma das disciplinas que os alunos mais costumam deixar de lado na hora de estudar para o ENEM, alguns por acharem que ela não é tão difícil, outros por preguiça de ler ou por não se identificarem com ela. No entanto, de nada vale fugir das obras literárias, movimentos artísticos e demais expressões artísticas também estudadas nessa matéria. É muito importante estar atento ao contexto histórico em que a obra está inserida. A literatura nada mais é que um registro social de uma época. Reflete suas características e anseios. Por isso cada Escola Literária está diretamente relacionada por aspectos exclusivos. A abordagem sobre os Movimentos Literários no Enem acontece de maneira peculiar, pois em vez de cobrar do candidato especificidades sobre cada escola literária, o exame exige a compreensão das características gerais e, principalmente, saber relacionar a Literatura com as várias funções linguísticas, assim como com os mecanismos para a elaboração de um texto literário que são cobrados através de textos que estabelecem uma relação dialógica entre literatura, imagens e elementos histórico-culturais.

Acesse os sites sugeridos abaixo e entenda melhor o que é cobrado na Prova de Literatura no ENEM, pois eles trazem as principais características e temas mais cobrados nas últimas provas. É muito importante  que você conheça o contexto histórico e social em que cada movimento literário esteve inserido, pois assim você estará preparado para contextualizar a Literatura com outros elementos fornecidos nas questões.

 

Sites sugeridos:

 Blog do Enem - Dicas e conteúdos gratuitos sobre Enem, Fies, Prouni, Sisu, Pronatec e Vestibular. Acesso em: 17/11/2020. Disponível em:  https://blogdoenem.com.br/resumo-escolas-literarias-literatura-enem/

 

Blog Brasil Escola ENEM, pertencente ao Site UOL. Acesso em: 17/11/2020. Disponível em:

https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/movimentos-literarios-no-enem.htm

 

blog do Pró. Aborda assuntos de cursinho e vestibular. Acesso em: 17/11/2020. Disponível em:

https://prouniversidade.com.br/aulasonline/blog/7-assuntos-de-literatura-mais-cobrados-no-enem/

 

 

Atividade para entregar:

Faça um pequeno resumo “+ - 10 linhas” (principais características) das Escolas Literárias – Portugal e Brasil.

 

Observação

Atividades TEM QUE SER publicada (obrigatoriamente) no CLASSROON (e-mail institucional). Códigos de acesso ao Classroon

3º ano A = Código da turma kj4eyqs   3º ano B = Código da turma marxeuf

Se quiser enviar também pelo e-maill:  agnaldobastos@prof.educacao.sp.gov.br Assunto: Nome do aluno e série / ano.       

 


segunda-feira, 16 de novembro de 2020

         CRONOGRAMA

Atividade para ser realizada no período de 26 de outubro a 12 de novembro – referente a 15 horas aulas. Responder e postar conforme instruções abaixo.


Atividade 1 – 4º Bimestre Página 2 a 7 - Caderno APRENDER SEMPRE

ENTREGAR SÓ AS RESPOSTAS dos EXERCÍCIOS 1 ao 9, e a REDAÇÃO (no mesmo arquivo)

PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema A ampliação do acesso à internet em questão no Brasil, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTOS MOTIVADORES

TEXTO I

Enquanto cientistas de todo o mundo tentam encontrar soluções para conter a pandemia do Covid-19, especialistas das áreas de informação e comunicação fazem um alerta: a falta de acesso à internet também pode representar grave impacto para a saúde.

O alerta se ampliou desde que foi adotada, em escala mundial, a recomendação para a população se manter em casa, como medida de prevenção para a rápida propagação do vírus. “Com a suspensão de atividades como as de ensino e, em alguns casos, do expediente presencial em postos de trabalho, as pessoas têm utilizado ainda mais a internet como meio de se manterem conectadas e informadas”, aponta o pesquisador Rodrigo Murtinho, diretor do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz).

Para ele, o momento atual demonstra de maneira clara como o exercício do direito à comunicação e do direito à informação são centrais para a garantia do direito à saúde. “A comunicação e a informação são elementos centrais no combate à pandemia. Sobretudo a internet tem sido espaço fundamental para que as pessoas acessem informação de qualidade sobre a crise sanitária, por meio de sites, portais, aplicativos e outros recursos disponibilizados pelos poderes e instituições públicas”, afirma.

[...] Ante a centralidade da web nas iniciativas de combate à pandemia, o Intervozes (Coletivo Brasil de Comunicação Social), uma organização da sociedade civil, solicitou na última semana à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a proibição da prática de suspensão do serviço de conexão à internet pelas operadoras de celular, quando ultrapassado o limite da franquia. [...]

Falta de acesso à rede aumenta vulnerabilidade. Para os especialistas, em um país como o Brasil, onde é grande a desigualdade social, medidas como o bloqueio dos pacotes de dados acabam prejudicando as parcelas da população mais vulneráveis. “Boa parte dos celulares no Brasil são pré-pagos. E uma parte considerável desses usuários está no trabalho informal, o que significa que, se não estiverem recebendo remuneração para poder colocar créditos nos seus celulares, perdem seu meio de comunicação e de acesso à informação”, pondera o diretor do Icict.

Diferentes setores da sociedade também dependem da rede de celulares para a continuidade de algumas ações de ensino ou profissionais, mesmo que a distância. “Neste momento vemos um grande esforço para a manutenção de atividades educativas. E não estamos falando apenas de educação formal. A Unesco aponta que 80% da população de estudantes do mundo está fora das escolas por conta da Covid-19, e aponta a necessidade de governos e negócios estarem mobilizados para lidar com isso”, esclarece Marina Pita, do Intervozes.

Para ela, também preocupa a falta de comunicação durante esse período de maior distanciamento entre as pessoas. “Com ampliação do acesso à internet é possível incentivar programas de apoio e escuta a pessoas que estão isoladas e sozinhas. Pessoas nessas condições podem adoecer de outras formas neste período”, avalia. “A internet não é apenas um instrumento fundamental para se informar. Também é a forma que as pessoas têm de se comunicar”, acrescenta Murtinho. [...]

Disponível em: https://www.icict.fiocruz.br/content/emergência-da-covid-19-sinalizaimportância-da-informação-e-comunicação-para-saúde/. Acesso em: 23 jun. 2020.

 

TEXTO II

 

 

TEXTO III

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - Tecnologia da Informação e Comunicação (Pnad Contínua TIC) 2018, divulgada hoje (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que uma em cada quatro pessoas no Brasil não tem acesso à internet. Em números totais, isso representa cerca de 46 milhões de brasileiros que não acessam a rede.

Os dados, que se referem aos três últimos meses de 2018, mostram ainda que o percentual de brasileiros com acesso à internet aumentou no país de 2017 para 2018, passando de 69,8% para 74,7%, mas que 25,3% ainda estão sem acesso. Em áreas rurais, o índice de pessoas sem acesso é ainda maior que nas cidades, chega a 53,5%. Em áreas urbanas é 20,6%.

[...] Entre 2017 e 2018, no entanto, tanto na área rural quanto na urbana o percentual de pessoas que utilizaram a internet cresceu. Passou de 74,8% para 79,4%, em áreas urbanas, e de 39% para 46,5%, em áreas rurais.

Internet em casa

O índice de domicílios com acesso à internet também aumentou entre 2017 e 2018, passando de 74,9% para 79,1%. “O crescimento mais acelerado da utilização da internet nos domicílios da área rural contribuiu para reduzir a grande diferença em relação aos da área urbana”, diz o texto. De 2017 para 2018, o percentual de domicílios em que a internet era utilizada passou de 80,2% para 83,8% em área urbana e de 41% para 49,2% na área rural.

Em relação à renda, nas casas onde havia acesso à internet, o rendimento médio por pessoa era R$ 1.769, quase o dobro do rendimento nas casas daqueles que não acessavam a rede, que era R$ 940.

TOKARNIA, Mariana. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-04/um-em-cada-quatro-brasileirosnao-tem-acesso-internet . Acesso em: 23 jun. 2020.


Observação

Atividades TEM QUE SER publicada (obrigatoriamente) no CLASSROON (e-mail institucional). Códigos de acesso ao Classroon

3º ano A = Código da turma kj4eyqs   3º ano B = Código da turma marxeuf

Se quiser enviar também pelo e-maill:  agnaldobastos@prof.educacao.sp.gov.br Assunto: Nome do aluno e série / ano.