CRONOGRAMA
Atividade
para ser realizada no período de 26 de outubro a 12 de novembro – referente a
15 horas aulas. Responder e postar conforme instruções abaixo.
Atividade 1 – 4º Bimestre
– Página 2 a 7 - Caderno APRENDER SEMPRE
ENTREGAR SÓ AS RESPOSTAS dos EXERCÍCIOS
1 ao 9, e a REDAÇÃO (no mesmo arquivo)
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos
conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto
dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre
o tema A ampliação do acesso à
internet em questão no Brasil, apresentando proposta de intervenção que
respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma
coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTOS
MOTIVADORES
TEXTO I
Enquanto cientistas de todo o mundo tentam encontrar
soluções para conter a pandemia do Covid-19, especialistas das áreas de
informação e comunicação fazem um alerta: a falta de acesso à internet também
pode representar grave impacto para a saúde.
O alerta se ampliou desde que foi adotada, em escala
mundial, a recomendação para a população se manter em casa, como medida de
prevenção para a rápida propagação do vírus. “Com a suspensão de atividades
como as de ensino e, em alguns casos, do expediente presencial em postos de
trabalho, as pessoas têm utilizado ainda mais a internet como meio de se
manterem conectadas e informadas”, aponta o pesquisador Rodrigo Murtinho,
diretor do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz).
Para ele, o momento atual demonstra de maneira clara como o
exercício do direito à comunicação e do direito à informação são centrais para
a garantia do direito à saúde. “A comunicação e a informação são elementos
centrais no combate à pandemia. Sobretudo a internet tem sido espaço
fundamental para que as pessoas acessem informação de qualidade sobre a crise
sanitária, por meio de sites, portais, aplicativos e outros recursos
disponibilizados pelos poderes e instituições públicas”, afirma.
[...] Ante a centralidade da web nas iniciativas de combate
à pandemia, o Intervozes (Coletivo Brasil de Comunicação Social), uma
organização da sociedade civil, solicitou na última semana à Agência Nacional
de Telecomunicações (Anatel) a proibição da prática de suspensão do serviço de
conexão à internet pelas operadoras de celular, quando ultrapassado o limite da
franquia. [...]
Falta de acesso à rede aumenta vulnerabilidade. Para os
especialistas, em um país como o Brasil, onde é grande a desigualdade social, medidas
como o bloqueio dos pacotes de dados acabam prejudicando as parcelas da população
mais vulneráveis. “Boa parte dos celulares no Brasil são pré-pagos. E uma parte
considerável desses usuários está no trabalho informal, o que significa que, se
não estiverem recebendo remuneração para poder colocar créditos nos seus
celulares, perdem seu meio de comunicação e de acesso à informação”, pondera o
diretor do Icict.
Diferentes setores da sociedade também dependem da rede de
celulares para a continuidade de algumas ações de ensino ou profissionais,
mesmo que a distância. “Neste momento vemos um grande esforço para a manutenção
de atividades educativas. E não estamos falando apenas de educação formal. A
Unesco aponta que 80% da população de estudantes do mundo está fora das escolas
por conta da Covid-19, e aponta a necessidade de governos e negócios estarem
mobilizados para lidar com isso”, esclarece Marina Pita, do Intervozes.
Para ela, também preocupa a falta de comunicação durante
esse período de maior distanciamento entre as pessoas. “Com ampliação do acesso
à internet é possível incentivar programas de apoio e escuta a pessoas que
estão isoladas e sozinhas. Pessoas nessas condições podem adoecer de outras
formas neste período”, avalia. “A internet não é apenas um instrumento
fundamental para se informar. Também é a forma que as pessoas têm de se comunicar”,
acrescenta Murtinho. [...]
Disponível em:
https://www.icict.fiocruz.br/content/emergência-da-covid-19-sinalizaimportância-da-informação-e-comunicação-para-saúde/.
Acesso em: 23 jun. 2020.
TEXTO II
TEXTO III
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua -
Tecnologia da Informação e Comunicação (Pnad Contínua TIC) 2018, divulgada hoje
(29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que
uma em cada quatro pessoas no Brasil não tem acesso à internet. Em números
totais, isso representa cerca de 46 milhões de brasileiros que não acessam a
rede.
Os dados, que se referem aos três últimos meses de 2018,
mostram ainda que o percentual de brasileiros com acesso à internet aumentou no
país de 2017 para 2018, passando de 69,8% para 74,7%, mas que 25,3% ainda estão
sem acesso. Em áreas rurais, o índice de pessoas sem acesso é ainda maior que
nas cidades, chega a 53,5%. Em áreas urbanas é 20,6%.
[...] Entre 2017 e 2018, no entanto, tanto na área rural
quanto na urbana o percentual de pessoas que utilizaram a internet cresceu.
Passou de 74,8% para 79,4%, em áreas urbanas, e de 39% para 46,5%, em áreas
rurais.
Internet em casa
O índice de domicílios com acesso à internet também
aumentou entre 2017 e 2018, passando de 74,9% para 79,1%. “O crescimento mais
acelerado da utilização da internet nos domicílios da área rural contribuiu
para reduzir a grande diferença em relação aos da área urbana”, diz o texto. De
2017 para 2018, o percentual de domicílios em que a internet era utilizada
passou de 80,2% para 83,8% em área urbana e de 41% para 49,2% na área rural.
Em relação à renda, nas casas onde havia acesso à internet,
o rendimento médio por pessoa era R$ 1.769, quase o dobro do rendimento nas
casas daqueles que não acessavam a rede, que era R$ 940.
TOKARNIA, Mariana. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-04/um-em-cada-quatro-brasileirosnao-tem-acesso-internet
. Acesso em: 23 jun. 2020.
Observação
Atividades TEM QUE
SER publicada (obrigatoriamente) no CLASSROON (e-mail institucional). Códigos de
acesso ao Classroon
3º ano A = Código
da turma kj4eyqs 3º ano B = Código da turma
marxeuf
Se quiser enviar
também pelo e-maill: agnaldobastos@prof.educacao.sp.gov.br
Assunto: Nome do aluno e série / ano.