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sábado, 3 de outubro de 2020

Atividade 4 – 3º Bimestre

Cronograma
Atividade para ser realizada no período de 28 de setembro a 16 de outubro – referente a 15 horas aulas. Responder e postar conforme instruções abaixo, após a atividade.
 

 Atividade 4 – 3º Bimestre Página 104 a 107 (Caderno 3 do aluno - deixe no seu caderno) e faça a atividade para entregar conforme instruções abaixo.

ATIVIDADE 4 – RESENHA CRÍTICA

A Terceira Fase (Pós-1945)

Nesta terceira fase, presencia-se a rejeição da geração de 22 na poesia. Surge o Concretismo, a Poesia-Práxis, o Poema-Processo, o Poema-Social, a Poesia Marginal e os músicos-poeta. Na prosa, a exploração do psicológico e dos conflitos entre o homem e a modernidade, a busca da universalização e de uma literatura engajada e o mergulho no realismo fantástico e no romance de reportagem passam a ser o foco. A crônica, o conto, a prosa autobiográfica e o teatro ganham força.

(Revisão) Produto das transformações sofridas pelo Brasil nas duas primeiras décadas do século 20, o período modernista brasileiro começou com a Semana de Arte Moderna de 1922. Ele evolui em três gerações, marcadas pela busca de inovações capazes de amadurecer a literatura nacional.

Primeira geração (1922-1930): tida como iconoclasta, caracterizou-se pela negação do passado, pelo caráter destrutivo de suas propostas, pelo nacionalismo e pela valorização do cotidiano como matéria prima da Literatura. A redescoberta da realidade brasileira e do coloquialismo também marcam sua produção.

Segunda geração (1930-1945): fase de consolidação do Modernismo no Brasil. Os autores apresentam preocupação acentuada com a análise do ser humano e suas angústias – reflexo da sociedade em crise, na qual é essencial indagar o sentido da existência.

Com o que ficar atento?

O momento em que surge a terceira geração modernista no Brasil, é o período menos conturbado em relação às outras duas gerações. É a fase de redemocratização do país, visto que em 1945 termina o Estado Novo (1937-1945) que fora implementado pela ditadura de Getúlio Vargas. Uma nova Constituição, a de 1946, estabelecia pactos sociais novos, tidos como modernizantes e mais justos para o país. Em nível mundial, o ano de 1945 é também o fim da segunda guerra mundial e do sistema totalitário do Nazismo. Entretanto, tem início a Guerra Fria (Estados Unidos e União Soviética) e a Corrida Armamentista.

As transformações significativas pelas quais passaram a sociedade brasileira – especialmente nas décadas de 60 e 70 – criaram o conceito de pós-Modernismo e fizeram emergir tendências literárias como o Concretismo, a Poesia Práxis.

Além disso, observa-se que, ao revolucionar as artes, a literatura, a música e a arquitetura no Brasil, o Modernismo inspirou e possibilitou o surgimento de movimentos posteriores, como o Cinema Novo, o Tropicalismo e o Teatro de arena

 

Material Consultado / de referência – Sugestão de Sites que falam sobre 3ª Geração Modernista da Literatura Brasileira. Acesso em 26/09/2020. Disponível em:

 

https://www.todamateria.com.br/terceira-geracao-modernista/

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/modernismo-no-brasil---a-3-geracao-critica-social-e-metalinguagem.htm

https://brasilescola.uol.com.br/literatura/a-literatura-contemporaneageracao-45.htm

https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/modernismo-resumo-autores-dicas-e-questao-comentada/

 

Atividades para entregar: INDIVIDUAL

 ATVIDADE – Entregar página 106 (os 2 exercícios)

Exercícios 6 (Planejando a escrita da resenha) letras A, B, C;

Exercício 7 (Revisão e reescrita) Letra A

 

Observação

Atividades TEM QUE SER publicada (obrigatoriamente) no CLASSROON (e-mail institucional). Códigos de acesso ao Classroon

3º ano A = Código da turma kj4eyqs   3º ano B = Código da turma marxeuf

 

Se quiser enviar também pelo e-maill:  agnaldobastos@prof.educacao.sp.gov.br Assunto: Nome do aluno e série / ano

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