Cronograma
Atividade
para ser realizada no período de 28 de setembro a 16 de outubro – referente a 15
horas aulas. Responder e postar conforme instruções abaixo, após a atividade.
Atividade 4 – 3º Bimestre – Página 104 a 107 (Caderno 3 do aluno - deixe no seu caderno) e faça a atividade para entregar conforme instruções abaixo.
ATIVIDADE 4 – RESENHA CRÍTICA
A Terceira Fase (Pós-1945)
Nesta terceira fase, presencia-se a rejeição da geração de 22 na
poesia. Surge o Concretismo, a Poesia-Práxis, o Poema-Processo, o Poema-Social,
a Poesia Marginal e os músicos-poeta. Na prosa, a exploração do psicológico e
dos conflitos entre o homem e a modernidade, a busca da universalização e de
uma literatura engajada e o mergulho no realismo fantástico e no romance de
reportagem passam a ser o foco. A crônica, o conto, a prosa autobiográfica e o
teatro ganham força.
(Revisão) Produto das transformações sofridas pelo Brasil nas duas
primeiras décadas do século 20, o período modernista brasileiro começou com a
Semana de Arte Moderna de 1922. Ele evolui em três gerações, marcadas pela
busca de inovações capazes de amadurecer a literatura nacional.
Primeira geração (1922-1930): tida como iconoclasta, caracterizou-se pela negação do
passado, pelo caráter destrutivo de suas propostas, pelo nacionalismo e pela
valorização do cotidiano como matéria prima da Literatura. A redescoberta da
realidade brasileira e do coloquialismo também marcam sua produção.
Segunda geração (1930-1945): fase de consolidação do Modernismo no Brasil. Os
autores apresentam preocupação acentuada com a análise do ser humano e suas
angústias – reflexo da sociedade em crise, na qual é essencial indagar o
sentido da existência.
Com o que ficar atento?
O momento em que surge
a terceira geração modernista no Brasil, é o período menos conturbado em
relação às outras duas gerações. É a fase de redemocratização do país, visto
que em 1945 termina o Estado Novo (1937-1945) que fora implementado pela
ditadura de Getúlio Vargas. Uma nova Constituição, a de
1946, estabelecia pactos sociais novos, tidos como modernizantes e mais justos
para o país. Em
nível mundial, o ano de 1945 é também o fim da segunda guerra mundial e do
sistema totalitário do Nazismo. Entretanto, tem início a Guerra Fria (Estados
Unidos e União Soviética) e a Corrida Armamentista.
As transformações significativas
pelas quais passaram a sociedade brasileira – especialmente nas décadas de 60 e
70 – criaram o conceito de pós-Modernismo e fizeram emergir tendências
literárias como o Concretismo, a Poesia Práxis.
Além disso, observa-se que, ao
revolucionar as artes, a literatura, a música e a arquitetura no Brasil, o
Modernismo inspirou e possibilitou o surgimento de movimentos posteriores, como
o Cinema Novo, o Tropicalismo e o Teatro de arena
Material Consultado
/ de referência – Sugestão de Sites que falam sobre 3ª Geração Modernista da Literatura
Brasileira. Acesso em 26/09/2020. Disponível em:
https://www.todamateria.com.br/terceira-geracao-modernista/
https://brasilescola.uol.com.br/literatura/a-literatura-contemporaneageracao-45.htm
https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/modernismo-resumo-autores-dicas-e-questao-comentada/
Atividades para entregar: INDIVIDUAL
ATVIDADE – Entregar página 106 (os 2 exercícios)
Exercícios 6 (Planejando a escrita da resenha) letras A, B, C;
Exercício 7 (Revisão e reescrita) Letra A
Observação
Atividades TEM QUE SER publicada (obrigatoriamente)
no CLASSROON (e-mail institucional). Códigos de acesso ao Classroon
3º ano A = Código da turma kj4eyqs 3º ano B = Código da turma marxeuf
Se quiser enviar também pelo e-maill: agnaldobastos@prof.educacao.sp.gov.br Assunto: Nome do aluno e série / ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário